terça-feira, 27 de outubro de 2015

Entrevistando Professores da Educação Infantil


Olá a todos,

Nessa pesquisa de campo foi solicitado pelo professor uma entrevista com professores de Atividades de Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Entrevistamos três professores de Educação Infantil de uma Escola Pública, todos atuam na mesma Instituição de Ensino. Segue abaixo a entrevista:




1-Fale sobre a sua formação acadêmica.

Professor 1
Resposta - Tenho graduação de Licenciatura em Pedagogia e Pós graduação em Especialização Educacional e Ensino Especial.

Professor 2
Resposta - Sou formada em Pedagogia e Pós graduada em Orientação e Gestão Escolar.

Professor 3
Resposta - Sou formada em Pedagogia e Especialista em Orientação Educacional e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

2-O que fez você escolher a profissão de docente (na Educação Infantil) ou (nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental)?

Professor 1
Resposta - Tenho uma tia que é professora e ela sempre me levava para a escola dela no contra turno para ajuda-la, assim comecei a gostar da profissão. Tive também excelentes professores que contribuíram muito para a minha escolha. 

Professor 2
Resposta - Entendi que o curso de pedagogia tem amplas possibilidades; o curso também contribui para transformações pessoais, pois o pedagogo está sempre desafiando novos conhecimentos, assim surgiu meu interesse pelo curso de pedagogia.

Professor 3
Resposta - Sempre me interessei pela Educação e também gosto muito de crianças.

3-A sua formação no curso superior de Pedagogia foi suficiente para que pudesse desenvolver um trabalho docente seguro e de qualidade junto aos seus alunos? Explique.

Professor 1
Resposta - Sim, mas muitas coisas aprendemos no dia a dia com as crianças, no curso recebi todo o embasamento teórico para desenvolver um bom trabalho, mas é na sala de aula com os alunos que recebo inspiração, motivação e conhecimento de mundo, de realidade e de humanismo. 

Professor 2
Resposta - Sim. O verdadeiro profissional tem consciência do seu dever, portanto tende a desenvolver da melhor forma possível, um trabalho consciente e de qualidade.

Professor 3
Resposta - Não. Na realidade o curso de pedagogia traz muita teoria e o que realmente me deu suporte foi o curso de magistério e a pratica em sala de aula.

4-Quais são as suas maiores dificuldades profissionais?

Professor 1
Resposta - Falta de recursos pedagógicos  (brinquedos lúdico), espaço, estrutura física da escola e valorização profissional (melhores salários).

Professor 2
Resposta - Falta de material pedagógico para realizar um bom trabalho, estrutura da escola e conscientização de todos os docentes da escola para realizar trabalho de equipe.

Professor 3
Resposta - Hoje meu grande desafio é a infra estrutura da escola, falta de ventilação na  sala que não tem. Isso interfere muito no meu humor e concentração para realizar uma boa aula. 



5-Que nota você daria para o seu trabalho como docente e o que buscaria melhorar?

Professor 1
Resposta - De 0 a 10, daria 9. Acredito que sempre podemos melhorar, o conhecimento se constrói todos os dias. O mundo está em constante crescimento, devemos crescer junto com ele.
Buscaria melhorar mais a atenção, pois com as salas de aula cheias, as vezes passam despercebidos alguns conflitos de nossas crianças.

Professor 2
Resposta - Bom (70%). Gostaria de melhorar os projetos aplicados na escola e isso requer um trabalho em equipe (ainda temos dificuldades no trabalho em equipe com alguns docentes na escola).

Professor 3
Resposta - De 0 a 10, daria 8. Preciso fazer mais cursos, como na área de contagem de histórias e fazer mais jogos e brincadeiras com os alunos.


Analise dos Dados obtidos na entrevista

Aline Fernandes:
A escola escolhida para a entrevista foi uma escola de educação infantil publica (alunos de 4 e 5 anos). Fui bem recebida pela direção e coordenação e não encontrei dificuldades para fazer as perguntas aos professores que foram atenciosos. A escola é pequena, tem quatro turmas pela manhã e cinco turmas à tarde, os professores apesar das dificuldades encontradas por causa da infra-estrutura do prédio realizam um ótimo trabalho. No dia da entrevista estava ocorrendo uma feira de ciências que será feita até novembro, o tema que estava sendo trabalhado durante a semana era "Alimentação Saudável". 
Os professores sempre procuram realizar seus projetos ao longo do ano da melhor forma possível em parceria com os pais e comunidade. Mesmo com as dificuldades que enfrentam, ficou claro o amor deles a profissão que escolheram e exercem, pois para eles esse é o caminho para um Brasil melhor. Fiquei satisfeita com o resultado e motivada, a educação é o bem que sempre valerá a pena lutar.

Kamilla Silva:
Essa entrevista foi ótima, deu mais esclarecimentos ainda sobre a pedagogia, sobre a experiência como professora e nos ajudou também a nos influenciar e crescer mais profissionalmente, pude entender quais as dificuldades de um pedagogo e puder perceber a semelhança das escolhas sobre a escolha do curso de pedagogia.

Maria Soares:
Nesta analise pode perceber que os três professores sempre tiveram esse foco a pedagogia , gostam de ser professores ,e tem as mesmas dificuldades a falta de matérias infra estrutura de qualidade que é um problema em quase todas as escolas publicas. Pode perceber também a perseverança mesmo com todo desafio estão firmes e deveriam ser reconhecidos pelo belo trabalho que formam todas as outras profissões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário