quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A importância das novas tecnologias no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Tecnologia e aprendizagem constantemente caminharam lado a lado, e novas técnicas, e descobertas aperfeiçoadas pela ciência serviram, ao longo da História, como auxílio para facilitar o processo de aquisição e fixação de novos conhecimentos. A tecnologia educacional, além de seu papel na inovação do educar, enfrenta os desafios de como prosseguir diante das dificuldades de objetivo, tempo e eficácia além da mecanização excessiva do processo de educação. Instituir mudanças na escola, adequando-a as exigências da sociedade do conhecimento, constitui hoje um dos maiores desafios educacionais.
A escola é um espaço privilegiado de interação social que deve ser interligado e integrado a outros espaços de conhecimentos a fim de incorporar os novos recursos tecnológicos existentes, o objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para que sejam realizadas atividades pedagogicamente importantes de maneira mais hábil e criativa.
A sociedade atual advém da revolução tecnológica e seu desenvolvimento na produção e na área da informação, gerando predicados passíveis de assegurar à educação uma autonomia ainda inalcançada. Isto se dá à medida que o desenvolvimento das competências cognitivas e culturais determinadas para o pleno desenvolvimento humano passa a se ajustar com o que se espera no âmbito da produção. Consideramos que as transformações provocadas pelo uso do computador como ferramenta para o ensino é um recurso pedagógico muito importante que coloca desafios na apropriação do conhecimento e redefinições do papel dos professores nesse novo contexto.

As novas tecnologias digitais principalmente computadores tem incomodado muitos professores, pensando que estas poderão vir a substituí-los. Essas chamadas novas tecnologias substituem recursos desde: quadro-negro e giz, até aos professores, sendo que estes continuam inseridos no contexto escolar agora como auxiliadores, mediadores do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Sabendo então que a relação-tecnológica e educação vai além da simples inovação educacional, esbarrando-se na aceitação e uso frequente desta no espaço escolar e fora dele por profissionais e alunos, buscando compreender através do uso de fontes: orais, análise de documentos. Enfim, o uso de novas tecnologia digitais pode incrementar as relações entre educadores e crianças, política e educação, colabora para que se adquira conhecimento como imprescindível fator de melhoria social, propiciando expressões multiculturais e integração universal dos sujeitos. Assim sendo, a inclusão digital passa a ser ferramenta eficaz para aumentar o letramento dos indivíduos, estimular a auto-estima em relação aos aspectos culturais inerentes às técnicas, tempo, espaço, razão e emoção.

http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_1201.pdf

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