A importância das novas tecnologias no
desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Tecnologia e
aprendizagem constantemente caminharam lado a lado, e novas técnicas, e
descobertas aperfeiçoadas pela ciência serviram, ao longo da História, como
auxílio para facilitar o processo de aquisição e fixação de novos conhecimentos.
A tecnologia educacional, além de seu papel na inovação do educar, enfrenta os
desafios de como prosseguir diante das dificuldades de objetivo, tempo e
eficácia além da mecanização excessiva do processo de educação. Instituir
mudanças na escola, adequando-a as exigências da sociedade do conhecimento,
constitui hoje um dos maiores desafios educacionais.
A escola é um espaço
privilegiado de interação social que deve ser interligado e integrado a outros
espaços de conhecimentos a fim de incorporar os novos recursos tecnológicos
existentes, o objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para que
sejam realizadas atividades pedagogicamente importantes de maneira mais hábil e
criativa.
A sociedade atual
advém da revolução tecnológica e seu desenvolvimento na produção e na área da
informação, gerando predicados passíveis de assegurar à educação uma autonomia
ainda inalcançada. Isto se dá à medida que o desenvolvimento das competências
cognitivas e culturais determinadas para o pleno desenvolvimento humano passa a
se ajustar com o que se espera no âmbito da produção. Consideramos que as transformações provocadas pelo uso do
computador como ferramenta para o ensino é um recurso pedagógico muito
importante que coloca desafios na apropriação do conhecimento e redefinições do
papel dos professores nesse novo contexto.
As novas tecnologias
digitais principalmente computadores tem incomodado muitos professores,
pensando que estas poderão vir a substituí-los. Essas chamadas novas
tecnologias substituem recursos desde: quadro-negro e giz, até aos professores,
sendo que estes continuam inseridos no contexto escolar agora como
auxiliadores, mediadores do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Sabendo então que a relação-tecnológica e educação vai além
da simples inovação educacional, esbarrando-se na aceitação e uso frequente
desta no espaço escolar e fora dele por profissionais e alunos, buscando
compreender através do uso de fontes: orais, análise de documentos. Enfim,
o uso de novas tecnologia digitais pode incrementar as relações entre
educadores e crianças, política e educação, colabora para que se adquira
conhecimento como imprescindível fator de melhoria social, propiciando
expressões multiculturais e integração universal dos sujeitos. Assim sendo, a inclusão digital passa a ser ferramenta
eficaz para aumentar o letramento dos indivíduos, estimular a auto-estima em
relação aos aspectos culturais inerentes às técnicas, tempo, espaço, razão e
emoção.
Referencias: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.17/GT_17_03_2010.pdf
http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_1201.pdf

Nenhum comentário:
Postar um comentário