- Construção do sujeito educador e
perspectivas do pedagogo e da Pedagogia.
Em virtude de toda diversidade cultural, social e étnica,
dentro de um espaço educacional variado surge a necessidade de uma qualificação
dos profissionais, para uma educação eficiente voltada para a construção de um
saber que respeite as diferenças e se adéque a toda essa diversidade. Foi
estabelecido como objetivo principal analisar o processo de formação docente na
contemporaneidade, sobretudo a partir de década de 1990, a importância da
pesquisa nessa formação, e se esta de acordo com a cultura em que o professor
esta inserido, identificar se ele é preparado para enfrentar a diversidade
cultural dentro da sala de aula e ainda se é capaz de respeitar e adaptar-se a
essas diferenças, libertando-se do etnocentrismo presente em nossa sociedade. E
também através deste, despertar o interesse de novas contribuições para
discussão da problemática.
Na esteira do que foi reafirmado sobre os
fins da educação, podemos reconhecer que a ação educativa é um processo regular
desenvolvido em todas as sociedades humanas, que tem por objetivos preparar os
indivíduos em crescimento (crianças e adolescentes) para assumirem papéis
sociais relacionados à vida coletiva, à reprodução das condições de existência
(trabalho), ao comportamento justo na vida pública e ao uso adequado e
responsável de conhecimentos e habilidades disponíveis no tempo e nos espaços
onde a vida dos indivíduos se realiza. Ao redor desses aspectos se desdobra o
conjunto das ações educativas a serem desempenhadas pelos sujeitos educadores,
entre eles a escola. Essa concepção permite construir uma hipótese que se
constituirá em objeto de análise a seguir. Essa hipótese se apresenta sob dupla
face: uma positiva, por permitir compreender um processo histórico desde um
tempo passado até os dias de hoje; e uma negativa, pois se sustentada do modo
como se encontra formulada - e ela tem sido - inviabiliza ou pelo menos dificulta
a construção de uma proposição mais radical sobre os conteúdos educacionais que
devem ser pensados para o futuro.
O educador e escritor brasileiro Paulo Freire foi e continua sendo
referência na Educação brasileira. Dedicou-se plenamente em favor daqueles,
especialmente jovens e adultos, encontrados à margem de uma vida digna, a fim
de conscientizá-los a entender a situação em que viviam e agir sobre ela, de
modo a alcançarem a liberdade. Esse compromisso social o tornou fonte de
inspiração para educadores de gerações passadas, presentes e futuras. Paulo
Freire considera que o docente não deve se limitar ao ensinamento dos
conteúdos, mas, sobretudo, ensinar a pensar, pois “pensar é não estarmos
demasiado certos de nossas certezas”. (FREIRE, 1996, p. 28). O pensar de
maneira adequada permite aos discentes se colocarem como sujeitos históricos,
de modo a se conhecerem e ao mundo em que se inserem, intervindo sobre o mesmo,
isto é, aprende-se a partir dos conhecimentos existentes e daqueles que serão ressignificados
mais adiante.Ensinar é, portanto, buscar, indagar, constatar, intervir, educar.
O ato de ensinar exige conhecimento e, consequentemente, a troca de saberes.
Pressupõe-se a presença de indivíduos que, juntos, trocarão experiências de
novas informações adquiridas, respeitando também os saberes do senso comum e a
capacidade criadora de cada um.
Um dos fenômenos mais significativos dos processos
sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação
das atividades educativas, levando, por conseqüência, a uma diversificação da
ação pedagógica na sociedade. , mediante as modalidades de educação informais,
não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos
de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos,
crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Tendo em vista que a
Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pois é fruto da
socialização, a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões.
Pensa-se educação como um processo de construção que integra, simultaneamente,
diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do
indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e
social.
O pedagogo, diante desse novo paradigma, numa sociedade
em constante processo de transformação, é o profissional que, a cada dia mais,
se enquadra para exercer essa função de transmissão do conhecimento, “ocorrendo
em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades.”
(LIBÂNEO, 2004, p. 26). Portanto, ele precisa estar preparado para os desafios
do mundo contemporâneo, sobretudo com as mudanças bruscas do sujeito social
motivadas pelo surgimento das novas tecnologias e pelos efeitos da economia.
É necessário que haja um melhor preparo na formação dos
pedagogos, sobretudo nos cursos de Pedagogia oferecidos. É preciso que as
instituições comecem a discutir o diálogo entre os currículos do curso que
preparam os futuros profissionais e as exigências da sociedade contemporânea.
Hoje, é preciso pensar, a todo o momento, que o profissional que se forma e que
irá trabalhar em uma sociedade de mudanças rápidas esteja preparado para
entender a educação como um fenômeno plurifacetado, portanto, é preciso abordar
as questões referentes ao campo de estudo da Pedagogia, à identidade
profissional e ao sistema de formação de pedagogos ainda no curso. As
discussões acerca de tantas questões que envolvem hoje o campo pedagógico e os
profissionais da Pedagogia estão diretamente ligadas aos fatos sociais. Ao
pensar na identidade desse profissional, é preciso entendê-lo como um sujeito
que está dentro da sociedade e que é responsável pela formação de outro sujeito
dentro dessa mesma sociedade e isso se dá pela educação. No que se refere à
formação desses profissionais, é preciso recorrer aos sistemas de ensino
superior e analisar os conteúdos dos currículos oferecidos.
Pedagogia é a ciência da educação, é método para ensinar.
Pedagogo é o mestre de meninos antigamente, ser pedagogo não é apenas ser
professor ser pedagogo é ser responsável
pelo processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceitos. Nas
mãos de um pedagogo está o futuro de muitas pessoas.
Referencia: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2

Nenhum comentário:
Postar um comentário