A sociedade moderna vive em constantes mudanças e está muito diferente se comparada a de
cinquenta anos atrás, as criações de novas tecnologias acontecem de forma
acelerada e impulsionam essa evolução. Tais mudanças
contribuem para a Educação no processo de ensino-aprendizagem e exige do
profissional da educação a construção de um novo conceito em relação a essas
inovações, pois muitas vezes o professor está ligado a concepções mais
tradicionais de ensino.
Os novos meios abrem outras possibilidades para a
educação, implicam desafios para o trabalho docente, com sua matéria e seus
instrumentos, abrangendo o redimensionamento do ensino como um todo: da sua dimensão
epistemológica aos procedimentos mais específicos, passando pelos modos de
objetivação dos conteúdos, pelas questões metodológicas e pelas propostas de
avaliação. (BARRETO, 2004, p.23).
Entre as tecnologias aliadas nesse processo de ensino estão a
internet e o computador, ensinar agora vai muito além de um quadro negro, giz e
livros. Em uma sociedade onde as gerações já nascem como nativos digitais, é
necessário criar métodos e inserir em sala os recursos oferecidos pela
tecnologia, fazendo com que a aula seja mais atrativa e proveitosa para os
alunos, é um ótimo meio para criar debates e pesquisas, provocando assim nos
alunos mais assiduidade e interesse.
Com as novas tecnologias, novas formas de
aprender, novas competências são exigidas, novas formas de se realizar o
trabalho pedagógico são necessárias e fundamentalmente, é necessário formar
continuamente o novo professor para atuar neste ambiente telemático, em que a
tecnologia serve como mediador do processo ensino-aprendizagem. O professor tem
um papel fundamental nos avanços da tecnologia, pois sendo ele o modelo dos
alunos e por ter contato direto com os mesmos. Por isso o professor deve estar
atento à rapidez do avanço tecnológico.
Referências:
www.uniritter.edu.br/eventos/sepesq/vi_sepesq/arquivosPDF/27582/2335/com_identificacao/artigo_autor.pdf
www.udemo.org.br/RevistaPP_02_05Professor.html
www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/210M.html
- Epistemologia: conhecimento científico, ciência; é o ramo da filosofia que trata da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relações que se estabelecem entre o sujeito e o objeto do conhecimento.
- Nativo Digital: O conceito de nativos digitais foi cunhado pelo educador e pesquisador Marc Prensky (2001) para descrever a geração de jovens nascidos e criados a partir da disponibilidade de informações rápidas e acessíveis na grande rede de computadores. Tecnologias como videogames, Internet, telefone
celular, MP3, iPod, etc. Caracterizam-se principalmente por não necessitar do
uso de papel nas tarefas com o computador.
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