quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A importância das novas tecnologias no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.


A sociedade moderna vive em constantes mudanças e está muito diferente se comparada a de cinquenta anos atrás, as criações de novas tecnologias acontecem de forma acelerada e impulsionam essa evolução. Tais mudanças contribuem para a Educação no processo de ensino-aprendizagem e exige do profissional da educação a construção de um novo conceito em relação a essas inovações, pois muitas vezes o professor está ligado a concepções mais tradicionais de ensino.

Os novos meios abrem outras possibilidades para a educação, implicam desafios para o trabalho docente, com sua matéria e seus instrumentos, abrangendo o redimensionamento do ensino como um todo: da sua dimensão epistemológica aos procedimentos mais específicos, passando pelos modos de objetivação dos conteúdos, pelas questões metodológicas e pelas propostas de avaliação. (BARRETO, 2004, p.23).

Entre as tecnologias aliadas nesse processo de ensino estão a internet e o computador, ensinar agora vai muito além de um quadro negro, giz e livros. Em uma sociedade onde as gerações já nascem como nativos digitais, é necessário criar métodos e inserir em sala os recursos oferecidos pela tecnologia, fazendo com que a aula seja mais atrativa e proveitosa para os alunos, é um ótimo meio para criar debates e pesquisas, provocando assim nos alunos mais assiduidade e interesse.

Com as novas tecnologias, novas formas de aprender, novas competências são exigidas, novas formas de se realizar o trabalho pedagógico são necessárias e fundamentalmente, é necessário formar continuamente o novo professor para atuar neste ambiente telemático, em que a tecnologia serve como mediador do processo ensino-aprendizagem. O professor tem um papel fundamental nos avanços da tecnologia, pois sendo ele o modelo dos alunos e por ter contato direto com os mesmos. Por isso o professor deve estar atento à rapidez do avanço tecnológico.






Referências:
www.uniritter.edu.br/eventos/sepesq/vi_sepesq/arquivosPDF/27582/2335/com_identificacao/artigo_autor.pdf
www.udemo.org.br/RevistaPP_02_05Professor.html
www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/210M.html



Glossário:

- Epistemologia: conhecimento científico, ciência; é o ramo da filosofia que trata da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relações que se estabelecem entre o sujeito e o objeto do conhecimento.

- Nativo Digital: O conceito de nativos digitais foi cunhado pelo educador e pesquisador Marc Prensky (2001) para descrever a geração de jovens nascidos e criados a partir da disponibilidade de informações rápidas e acessíveis na grande rede de computadores. Tecnologias como videogames, Internet, telefone celular, MP3, iPod, etc. Caracterizam-se principalmente por não necessitar do uso de papel nas tarefas com o computador.



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